8B Turma

8B Turma

terça-feira, 31 de maio de 2011

O que são Drogas?

Droga é toda e qualquer substância, natural ou sintética que, introduzida no organismo modifica as suas funções.



















As drogas naturais são obtidas através de determinadas plantas, de animais e de alguns minerais. Exemplo a cafeína (do café), a nicotina (presente no tabaco), o ópio (na papoula) e o THC ou tetrahidrocanabinol (da cannabis).

As drogas sintéticas são fabricadas em laboratório, exigindo para isso técnicas especiais. O termo droga, presta-se várias interpretações, mas no senso comum é uma substância proibida, de uso ilegal e nocivo ao indivíduo, modificando-lhe as funções, as sensações, o humor e o comportamento.





As drogas estão classificadas em três categorias:






Estimulantes






















Estimulantes - produzem aumento da actividade pulmonar, diminuem a fadiga, aumentam a percepção ficando os demais sentidos activados.


Exemplos: cocaína, crack, cafeína, teobromina (presentes em chocolates), GHB, metanfetamina, anfetaminas (bolinha, arrebite) etc.





Depressoras




























Depressoras - diminuem a actividade cerebral e podem dificultar o processamento das mensagens que são enviadas ao cérebro.


Exemplos: álcool, barbitúricos, maconha, diluentes, quetamina, cloreto de etila ou lança perfume, clorofórmio, ópio, morfina, heroína, e inalantes em geral (cola de sapateiro, etc).





Os perturbadores das actividades mentais





















O termo droga envolve os analgésicos, estimulantes, alucinógenos, tranquilizantes e barbitúricos, além do álcool e substâncias voláteis. As psicotrópicas são as drogas que tem tropismo e afectam o Sistema Nervoso Central, modificando as actividades psíquicas e o comportamento. Essas drogas podem ser absorvidas de várias formas: por injecção, por inalação, via oral ou injecção intravenosa.



Trabalho elaborado por:


Rui Rei Nº 18


Rui Queirós Nº 17


Samuel Machado Nº 19

Sem comentários:

Enviar um comentário